30 de junho de 2012

ARLEQUINS 2012


Durante a próxima semana saiem do ninho os últimos dois filhotes desta época de criação. Apesar do casal ser equilibrado em termos de cor, ela variegada com predominância lipocrómica e ele variegado com predominância melânica, os filhotes nasceram quase 100% melânicos, contudo relativamente ao ano transato estou satisfeito pois o variegado dos meus passarinhos melhorou substancialmente.
Partilho fotos de três passarinhos ainda em plena muda da pena e apanhados apenas para ajudar a ilustrar esta pequena nota.



14 de junho de 2012

NÃO É O FIM... MAS VAI ORIGINAR MUITAS DESISTÊNCIAS!

No passado dia 9 decorreu na sede da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa uma Assembleia Geral, com a quase totalidade dos Clubes que a integram, de onde destaco entre outros assuntos a eleição dos novos corpos sociais, que daqui saúdo desejando desde já um bom trabalho compensado com os maiores êxitos, a obrigatoriedade de os Clubes ornitológicos preencherem doravante o Modelo 22 dos Serviços de Finanças, com tudo o que isso implicar, a começar pela obrigatoriedade de solicitarem o “Início de atividade” nas Finanças sem o que não poderão funcionar. Já quanto aos criadores eu, pessoalmente, penso não haver grande motivo de alarme para os que realmente criam por hobby pois como sabemos há pessoas que deste hobby quase fazem profissão e essas sim, possivelmente terão de se preocupar um pouco mais.

Atente-se no que a FONP informa no seu site acerca do que mais nos interessa enquanto criadores:

Quanto ao IVA: Os criadores quando vendem aves estão isentos de IVA nos termos do número 33, artigo 9.º do Código do Imposto do Valor Acrescentado, devendo mencionar essa situação no documento que emitirem, fatura, recibo ou documento equivalente.

A Mesa da Assembleia Geral e Jorge Quintas, Presidente do CNJ, dirigindo-se aos presentes.


Quanto ao IRS: Os criadores deverão inscrever-se como titulares de Rendimentos Categoria D (Atividades Agrícolas e Pecuárias), devendo passar recibo por cada venda efetuada e incluir o total destes rendimentos na declaração anual de IRS.

A maioria dos criadores enquadra-se no chamado Regime Simplificado, isto é só 70% dos valores declarados (com a venda das aves) serão considerados rendimentos como trabalho dependente, pagando só o valor resultante da aplicação da taxa de IRS a que forem sujeitos.

No caso dos criadores que apresentem valores altos (segundo a FONP vários milhares de euros) é aconselhado o enquadramento no chamado Regime Normal, devendo possuir contabilidade organizada por Técnico Oficial de Contas.

Vista parcial dos representantes dos Clubes presentes na Assembleia.


No caso de criadores que anualmente efetuem apenas a transação de alguns exemplares em dois ou três momentos únicos no ano, poderão efetuar o que é chamado de Ato Isolado e emitir o competente documento de venda estando nesta situação o valor declarado sujeito à taxa de IVA de 23%.

Será de todo conveniente que os criadores interessados, para além de se informarem nos respetivos clubes o façam sobre tudo nos Serviços de Finanças.

Já há muito tempo, no mínimo dois anos, que em alguns fóruns eu dizia que “qualquer dia” isto viria a acontecer; aconteceu agora e vamos esperar para ver, mas de certeza que o controle ou se quisermos fiscalização não irá ficar por aqui ir-se-á apertando cada vez mais e a criação de aves deixará de ser um hobby!

Sei através de alguns colegas que algumas casas de animais (por acaso um Clube também referiu isso na Assembleia da FONP) já exigem documento de venda e as aves devidamente anilhadas.

Há com certeza desvantagens nesta obrigatoriedade fiscal mas, como vejo sempre as coisas pelo lado positivo, também deverá haver vantagens pois regra geral o que gastamos para termos os nossos passarinhos é sempre mais do que o valor de qualquer venda que se faça e presumo que possamos apresentar documentos de despesas.

A ver vamos!

7 de junho de 2012

UNIDOS, EM TORNO DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS, RUMO AO FUTURO!

No passado dia 26 foi realizada a Assembleia Geral do Clube do Canário Arlequim Português com o objetivo principal de eleger os dirigentes do Clube para os próximos três anos. A Assembleia decorreu normalmente e embora a Lista A fosse obviamente a lista que iria ganhar em face da desistência da Lista B, quase à boca da urna, a Assembleia achou por bem proceder à contagem dos votos recebidos, tendo convidado duas pessoas neutras a ambas as listas, o sr. Manuel Amieiro e o sr. Rui Vale, respetivamente Presidente e Secretário-Geral da FONP (Federação Ornitológica Nacional Portuguesa) para procederem à abertura, conferência e contagem dos boletins de votos recebidos que totalizaram 72 boletins distribuídos pelas duas listas e dando,  sem margem a qualquer dúvida, a vitória à Lista A por 55 votos a favor contra 17 a favor da Lista B.

Porque a união faz a força e sem qualquer tipo de hipocrisia (tenho amigos que integraram a Lista B) faço daqui votos para que todos continuemos a trabalhar em prol da evolução do Canário Arlequim Português, mesmo com as possíveis divergências, que são normalíssimas, de opiniões que possam existir. Pela minha parte, todos o sabem, logo que abracei o Arlequim Português passei a ser mais um dos seus intransigentes defensores; agora com responsabilidades acrescidas, pelo cargo para que fui convidado, continuarei ainda mais, se possível, intransigente na defesa, evolução e divulgação do canário português.

Para que a evolução e divulgação aconteçam torna-se necessário que haja união entre todos os amantes e criadores da raça e muito rigor seletivo em torno do Canário Arlequim Português, só assim será possível e fará sentido a frase "Relançar o Canário Arlequim Português" que serviu de mote para apresentação da candidatura da lista vencedora. Como alguém disse algures "todos seremos poucos".

Partilho algumas fotos da realização da Assembleia e do almoço que alguns dos presentes partilharam antes de regressar a suas casas.

Assessorando o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Paulo Maia.

Paulo Maia, esclarecendo a Assembleia.

A Assembleia, bastante participativa, trocando opiniões entre si.

Os dirigentes da FONP, Rui Vale e Manuel Amieiro, contando os boletins de voto, apesar de não ser necessário face à desistência da lista adversária..

Depois do término da Assembleia Geral, foi tempo de retemperar os estômagos, e fazer um brinde ao futuro do Canário Arlequim Português


1 de junho de 2012

ARLEQUINS 2012

Com as criações terminadas, tenho apenas dois casais ainda com ovos por eclodir, repete-se mais uma vez a rotina de seleção das aves, umas para expor, outras para servirem de reprodutores e outras para serem dispensadas. A grande maioria das aves não estão ainda em condições de serem "apresentadas" pois estão agora a "dar os primeiros passos" que irão definir a sua qualidade.
Apesar de ainda me terem nascido bastantes aves uni e bicolores creio que este ano fui bafejado com alguns, poucos, exemplares com um variegado aceitável o tempo encarregar-se-á de me confirmar esta opinião. Até que isso aconteça partilho mais algumas fotos dos meus arlequins alguns dos quais com pouco mais de 30 dias.